Como organizar suas finanças?

 

7 dicas para organizar as finanças do seu negócio

1 - Separe as contas pessoais e da empresa

Quando tudo está na mesma conta, as chances de usar o dinheiro do empreendimento para pagar dívidas pessoais, e vice-versa, são muito grandes e isso pode trazer sérios problemas no futuro.

2 - Elabore um orçamento empresarial

Dessa forma, você consegue pensar no dinheiro de forma estratégica, ter mais segurança financeira e fazer planejamentos a médio e longo prazo. Sem contar que vai entender pontos em que pode reduzir custos.

3 - Faça o fluxo de caixa diariamente

Depois de alguns meses fazendo o fluxo de caixa diariamente, é possível compreender a matriz de custos do empreendimento e como ocorrem os recebimentos.

Com esses dados em mãos, é possível projetar os gastos e ganhos do futuro. E é aí que a magia acontece: você terá muito mais controle do seu negócio, conseguirá se preparar para épocas de baixa demanda e aproveitar ao máximo as épocas de alta demanda.

4 - Modernize-se

Há opções no mercado, muitas delas gratuitas, para automatizar as vendas, o fluxo de caixa, as contas que precisam ser pagas e muito mais. Dá para sair das planilhas básicas e aproveitar esses softwares e aplicativos para otimizar o tempo e focar só no que realmente importa.

5 - Prepare-se para os imprevistos

Um bom empreendedor é aquele que se prepara para eles e garante uma reserva de emergência para si e para o negócio. Isso mesmo, o ideal é que você tenha uma poupança pessoal, para o caso de ficar doente ou surgir um imprevisto em casa, e outra para resolver os problemas da empresa.

6 - Reinvista no negócio

Essa parte é essencial para organizar as finanças do seu negócio e muitos empreendedores não a levam em consideração. Por mais que o investimento inicial cubra todas as necessidades da empresa, você vai precisar de dinheiro para expandir, trocar algum mobiliário ou comprar um maquinário novo.

7 - Acompanhe os resultados

Assim como o fluxo de caixa deve se tornar um hábito, acompanhar os resultados também deve fazer parte da sua rotina como empreendedor. Além de observar os ganhos e gastos, veja se o orçamento empresarial está dentro do esperado, se há gastos e imprevistos extras e como contorná-los antes que virem uma dívida ou problema maior.

Quanto mais você se aprofundar no financeiro do seu negócio, melhor vai conhecê-lo e melhorá-lo.

Fonte: www.55lab.co


Sugestão de vídeo para complementar as postagens:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armadilhas que podem acabar com o investidor

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG!

Finanças pessoais X finanças da empresa