Os três tipos de dinheiros

    Nesta primeira postagem vamos ver que há, basicamente, três tipos de dinheiros que podem ser captados para financiar os negócios: o crédito, o investimento e as concessões. São, grosso modo, respectivamente, o dinheiro que se pega em um banco para devolver com juros, o dinheiro de um novo sócio e os recursos vindos de subvenções  governamentais, doações etc.

    Cada empreendimento requer um tipo de dinheiro específico, dependendo do estágio em que se encontra no mercado e do seu ramo de atividade. 

                        O crédito

    O crédito é uma operação financeira na qual o tomador vai a um banco buscar dinheiro, prometendo devolver o principal da dívida mais juros. 

                        O investimento

    Em vez de pegar dinheiro num banco para pagar principal e juros, uma outra possibilidade de obtenção de recursos é o aporte de novos sócios.

                        Recursos não-reembolsáveis

    O último tipo de dinheiro é o referente às subvenções, contribuições e doações. Esses aportes são vistos como gratuitos, mas, na verdade, não são. Sempre há contrapartidas.


Para um primeiro momento, vamos apresentar aos alunos os três tipos de dinheiros que eles podem captar para iniciar um empreendimento. Nas próximas aulas vamos aprofundar um pouco mais sobre cada um deles e trabalhar os seus conceitos em sala de aula. Vou deixar também uma sugestão de vídeo para apresentar em nesta primeira aula sobre o assunto.



Sugestão: Após assistirem ao vídeo e acessarem ao blog para leitura dos conceitos, os alunos realizarão um debate sobre as três formas de captação de recursos e trocariam ideias sobre o assunto. Após conhecer os três tipos de dinheiros e realizar a conversa em grupo, cada grupo escolheria uma das três formas de captação de recursos e elaboraria uma proposta de negócio em cima dessa forma e explicaria para os demais colegas de classe as suas ideias.

Encerraríamos com um debate sobre as escolhas feitas por cada grupo tentando apontar os erros e acertos de cada grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armadilhas que podem acabar com o investidor

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG!

Finanças pessoais X finanças da empresa