Erros do negócio digital

 

10 erros que você deve evitar ao abrir um negócio digital próprio

1. Não se planejar

A facilidade de abrir uma e-commerce ou criar um produto digital traz a falsa sensação de que os problemas podem ser resolvidos à medida que surgem, sem um planejamento prévio.

Conhecer o público-alvo, elaborar estratégias de marketing, fazer o controle das operações e uma série de outros quesitos farão parte do dia a dia do empreendedor. Por isso, realizar um bom planejamento é essencial e será um diferencial para quem busca abrir um negócio próprio de sucesso.

2. Dedicar-se pouco

A criação, manutenção e crescimento de um negócio online exige muita dedicação. É preciso responder aos clientes com presteza, estar atento às novidades do mercado e do nicho específico de atuação, controlar planilhas e divulgar seus produtos adequadamente.

3. Não testar o produto

Esse é outro erro recorrente de quem está em busca de abrir um negócio próprio, já que, muitas vezes, as pessoas imaginam que seu produto será um sucesso de vendas baseado apenas em especulações.

É preciso ter dados concretos e, para consegui-los, o ideal é testar a inserção do produto junto ao público-alvo. Portanto, ofereça uma versão simplificada de seu produto (se esse for o caso) ou espere os feedbacks de compradores para ter certeza de que ele realmente causa interesse nas pessoas, e aí, com dados concretos, o investimento valerá a pena.

4. Não saber se organizar

Se comparado a um emprego formal, o empreendedorismo digital é muito mais flexível em relação à carga horária diária de trabalho. Ter mais tempo livre para a família e para a vida social é o que atrai muitas das pessoas que têm interesse em abrir um negócio próprio. Porém, essa flexibilidade não pode ser confundida com desorganização.

Na verdade, é muito mais difícil ser organizado quando se tem tempo disponível, e isso exige um grande senso de responsabilidade do empreendedor digital, para que as tarefas sejam cumpridas no tempo adequado.

5. Ter pouca disciplina

Assim como a organização, a disciplina é um dos pilares dos empreendedores de sucesso. Cumprir cada etapa da organização e do planejamento é colocar em prática tudo o que foi determinado, sem protelar prazos e deixar para fazer amanhã o que precisa ser resolvido hoje.

6. Negligenciar as redes sociais

Qualquer empreendedor digital precisa ter uma estratégica clara de divulgação nas redes sociais, pois a maior parte do tempo de navegação dos potenciais clientes é gasto nas redes.

Quando surgiram, essas plataformas serviam apenas para o contato e a atualização dos seguidores. Mas, atualmente, elas são ambientes propícios para os negócios e que atingem praticamente todas as camadas e faixas etárias da população.

Nesse cenário, deixar de lado as redes sociais significa também desprezar uma maneira de divulgar seu negócio.

7. Descuidar das finanças

Esse erro é recorrente entre empreendedores de estabelecimentos físicos, mas atinge também grande parte dos empresários do ramo digital. Os lucros são sazonais e podem variar muito de um período para outro, e sem planejamento financeiro, é bem provável que em pouco tempo o negócio online acabe sendo abandonado.

Ao contrário do mercado formal, no qual o salário cai na conta em um dia específico, nos negócios digitais é preciso atenção e controle rígido das retiradas para que a saúde financeira do empreendimento seja mantida.

8. Não agregar valor ao produto

O mercado digital tem alguns diferenciais em relação ao empreendimento tradicional, e um dos principais é a necessidade de oferecer mais do que apenas o produto em si.

Mas como fazer isso?

Agregando valor. Imaginemos que você tem um e-commerce que vende roupas importadas. Para agregar valor, é vital que você mantenha um blog, por exemplo, com dicas de moda e de tendências da estação. Isso é interessante para seus clientes porque você entrega mais do que apenas a peça de roupa escolhida, além de agradar e fidelizar os clientes.

Essa lógica vale para todos os nichos do mercado digital, de produtos digitais a físicos. Conteúdos relevantes e de qualidade fazem toda a diferença na hora de abrir um negócio próprio, e eles devem ser previstos já nas primeiras etapas do seu planejamento.

9. Desprezar as plataformas online

A mesma ideia que você teve, a de abrir um negócio próprio, ocorre diariamente a milhares de outras pessoas. Então, você precisa de um diferencial, e plataformas online podem ser ótimas para isso.

Você pode, por exemplo, fazer parcerias com outros empreendedores por meio de alguma plataforma de afiliados. Essa relação é lucrativa para ambos os lados e é um grande diferencial de mercado pois, com mais gente divulgando seu produto, maior será seu potencial de vendas.

Outro tipo de plataforma interessante são as de e-commerce. Se você quer montar uma loja online, essas plataformas são excelentes porque fornecem ferramentas essenciais para que sua loja funcione com segurança e seja encontrada pelos clientes.

10. Parar de aprender

Todos os dias surgem novidades no mercado digital. Novas ideias, técnicas e ferramentas que ajudam na divulgação e na efetivação das vendas, portanto, quem quer abrir um negócio próprio precisa estar disposto a seguir aprendendo cada vez mais.

Por ser recente, grande parte dos empreendedores começam um negócio online com muitas dúvidas, o que é normal. Conhecer mais sobre o mercado, ser curioso e buscar sempre mais aprendizado é uma das fórmulas de sucesso.

                                                                    Fonte: www.iset.com.br

Sugestão de vídeo complementar sobre o assunto abordado no post:



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