Erros do negócio digital
10
erros que você deve evitar ao abrir um negócio digital próprio
1.
Não se planejar
A facilidade de
abrir uma e-commerce ou criar um produto digital traz a falsa sensação de que
os problemas podem ser resolvidos à medida que surgem, sem um planejamento
prévio.
Conhecer o
público-alvo, elaborar estratégias de marketing, fazer o controle das operações
e uma série de outros quesitos farão parte do dia a dia do empreendedor. Por
isso, realizar um bom planejamento é essencial e será um diferencial para quem
busca abrir um negócio próprio de sucesso.
2.
Dedicar-se pouco
A criação,
manutenção e crescimento de um negócio online exige muita dedicação. É preciso
responder aos clientes com presteza, estar atento às novidades do mercado e do
nicho específico de atuação, controlar planilhas e divulgar seus produtos
adequadamente.
3.
Não testar o produto
Esse é outro erro
recorrente de quem está em busca de abrir um negócio próprio, já que, muitas
vezes, as pessoas imaginam que seu produto será um sucesso de vendas baseado
apenas em especulações.
É preciso ter dados
concretos e, para consegui-los, o ideal é testar a inserção do produto junto ao
público-alvo. Portanto, ofereça uma versão simplificada de seu produto (se esse
for o caso) ou espere os feedbacks de compradores para ter certeza de que ele
realmente causa interesse nas pessoas, e aí, com dados concretos, o
investimento valerá a pena.
4.
Não saber se organizar
Se comparado a um
emprego formal, o empreendedorismo digital é muito mais flexível em relação à
carga horária diária de trabalho. Ter mais tempo livre para a família e para a
vida social é o que atrai muitas das pessoas que têm interesse em abrir um negócio
próprio. Porém, essa flexibilidade não pode ser confundida com desorganização.
Na verdade, é muito
mais difícil ser organizado quando se tem tempo disponível, e isso exige um
grande senso de responsabilidade do empreendedor digital, para que as tarefas
sejam cumpridas no tempo adequado.
5.
Ter pouca disciplina
Assim como a
organização, a disciplina é um dos pilares dos empreendedores de sucesso.
Cumprir cada etapa da organização e do planejamento é colocar em prática tudo o
que foi determinado, sem protelar prazos e deixar para fazer amanhã o que
precisa ser resolvido hoje.
6.
Negligenciar as redes sociais
Qualquer
empreendedor digital precisa ter uma estratégica clara de divulgação nas redes
sociais, pois a maior parte do tempo de navegação dos potenciais clientes é
gasto nas redes.
Quando surgiram,
essas plataformas serviam apenas para o contato e a atualização dos seguidores.
Mas, atualmente, elas são ambientes propícios para os negócios e que atingem
praticamente todas as camadas e faixas etárias da população.
Nesse cenário,
deixar de lado as redes sociais significa também desprezar uma maneira de
divulgar seu negócio.
7.
Descuidar das finanças
Esse erro é
recorrente entre empreendedores de estabelecimentos físicos, mas atinge também
grande parte dos empresários do ramo digital. Os lucros são sazonais e podem variar
muito de um período para outro, e sem planejamento financeiro, é bem provável
que em pouco tempo o negócio online acabe sendo abandonado.
Ao contrário do
mercado formal, no qual o salário cai na conta em um dia específico, nos
negócios digitais é preciso atenção e controle rígido das retiradas para que a
saúde financeira do empreendimento seja mantida.
8.
Não agregar valor ao produto
O mercado digital
tem alguns diferenciais em relação ao empreendimento tradicional, e um dos
principais é a necessidade de oferecer mais do que apenas o produto em si.
Mas como fazer isso?
Agregando valor.
Imaginemos que você tem um e-commerce que vende roupas importadas. Para agregar
valor, é vital que você mantenha um blog, por exemplo, com dicas de moda e de
tendências da estação. Isso é interessante para seus clientes porque você entrega
mais do que apenas a peça de roupa escolhida, além de agradar e fidelizar os
clientes.
Essa lógica vale
para todos os nichos do mercado digital, de produtos digitais a físicos.
Conteúdos relevantes e de qualidade fazem toda a diferença na hora de abrir um negócio
próprio, e eles devem ser previstos já nas primeiras etapas do seu
planejamento.
9.
Desprezar as plataformas online
A mesma ideia que
você teve, a de abrir um negócio próprio, ocorre diariamente a milhares de
outras pessoas. Então, você precisa de um diferencial, e plataformas online
podem ser ótimas para isso.
Você pode, por
exemplo, fazer parcerias com outros empreendedores por meio de alguma
plataforma de afiliados. Essa relação é lucrativa para ambos os lados e é um
grande diferencial de mercado pois, com mais gente divulgando seu produto,
maior será seu potencial de vendas.
Outro tipo de
plataforma interessante são as de e-commerce. Se você quer montar uma loja
online, essas plataformas são excelentes porque fornecem ferramentas essenciais
para que sua loja funcione com segurança e seja encontrada pelos clientes.
10.
Parar de aprender
Todos os dias surgem
novidades no mercado digital. Novas ideias, técnicas e ferramentas que ajudam
na divulgação e na efetivação das vendas, portanto, quem quer abrir um negócio
próprio precisa estar disposto a seguir aprendendo cada vez mais.
Por ser recente,
grande parte dos empreendedores começam um negócio online com muitas dúvidas, o
que é normal. Conhecer mais sobre o mercado, ser curioso e buscar sempre mais
aprendizado é uma das fórmulas de sucesso.
Fonte: www.iset.com.br
Sugestão de vídeo complementar sobre o assunto abordado no post:
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