O investimento

 O investimento

    Em vez de pegar dinheiro num banco para pagar principal e juros, uma outra possibilidade de obtenção de recursos é o aporte de novos sócios. No Brasil, por muito tempo, chamamos capital de risco esse tipo de aporte financeiro. Essa denominação não é boa, afinal, todo capital tem risco. Além de não ser uma boa tradução de venture capital, que seria mais bem traduzido como capital empreendedor.

    Normalmente, esta operação financeira se dá por aquisição de ações ou direitos de participação no empreendimento. Ela pode acontecer tanto por meio de empresas e fundos de participações especialistas em capital empreendedor, quanto por investidores individuais.


Sugestão de vídeo:




Sugestão de Atividade: que os alunos realizem uma breve pesquisa sobre os conceitos de Capital Semente, Valuation e Pitch.

O capital semente (ou seed money) é aquele próprio para as fases iniciais do negócio, muitas vezes, aportado quando o empreendimento é, ainda, uma ideia.

Os anjos são investidores que, com o dinheiro e conhecimento acumulado em carreiras empresariais, fazem investimentos em negócios que têm potencial de crescimento.

O valuation reflete o valor da empresa com base nos resultados futuros. Ele, normalmente, desconta os valores de potenciais passivos trabalhistas, tributários etc.

Pitch é a expressão usada para designar as apresentações dos planos de empreendimentos para um grupo de investidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armadilhas que podem acabar com o investidor

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG!

Finanças pessoais X finanças da empresa