Mecenato e Crowdfunding

                     Mecenato

    O mecenato é uma prática de incentivo financeiro aos artistas e cientistas que começou no Império Romano. O termo “mecenato” vem do nome de Caius Mecenas, que era um conselheiro do Imperador Otavio Augusto. Ele era bastante rico e sugeria que a aristocracia romana financiasse a produção teatral, a literatura, a escultura, a pintura e a ciência. Por causa dele, chamamos mecenas todos os patrocinadores do campo do saber ou das artes. Foi na época do imperador Augusto que Roma mais se transformou no espaço urbano, na arquitetura e nas artes.

    A Lei Rouanet, Lei de Incentivo à Cultura, objetiva ampliar o mecenato no Brasil, no apoio às atividades audiovisuais, teatro, música etc. No caso, entre os benefícios dos apoiadores, há a possibilidade de aplicar parte do imposto de renda devido em atividades culturais.

    Conforme mencionamos, as instituições que promovem o incentivo à cultura têm um bom retorno de imagem. Assim, o mecenato é, também, uma ação de marketing.

                    Crowdfunding

    Crowdfunding é a junção de duas palavras da língua inglesa: crowd, que significa “multidão” e funding, que pode ser traduzida por “financiamento”. Ou seja, é o financiamento feito por muita gente, com pequenas quantias de cada um.

    Na verdade, o crowdfunding é parecido com o mecenato, mas os mecenas não precisam ser ricos ou aristocratas, qualquer um pode contribuir para um empreendimento, para uma causa. Crowdfunding também pode ser traduzido como a popular “vaquinha”. Ou seja, a prática definitivamente não é nova. Contudo, as tecnologias digitais permitem que a internet potencialize o financiamento de novas ideias. Antigamente, os que buscavam recursos, literalmente, passavam o chapéu. Hoje em dia, as plataformas digitais permitem a vaquinha virtual.

    O empreendedor pode lançar uma ideia em uma das plataformas de vaquinha virtual, explicando seus objetivos, meta de arrecadação e, assim como no mecenato, estabelecer uma recompensa, que pode ser um agradecimento no website, uma placa de agradecimento, uma edição especial do produto a ser desenvolvido etc.

Sugestão de site: Há muitos websites de crowdfunding. Um deles é o kickante, que tem muitos casos de sucesso.

Link para o site: https://www.kickante.com.br/


Sugestão de Vídeo que explica um pouco mais sobre o Crowdfunding



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armadilhas que podem acabar com o investidor

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG!

Finanças pessoais X finanças da empresa